‘Mudamos’: Depois de ser adotado pela CMJP, número de downloads aumentou 500%

11/05/2017
mudamos

Após a Sessão Especial que apresentou o aplicativo ‘Mudamos’ na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) na manhã da última terça-feira (9), o número de downloads do app aumentou mais 500% em apenas 48 horas, informou o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS Rio), que desenvolveu a ferramenta.

Na véspera do evento, transmitido ao vivo pela TV Câmara, em canais aberto e fechado, e também pelo Youtube, o ITS Rio já havia registrado um aumento de 40% no número de downloads. Na manhã da sessão realizada na Câmara de João Pessoa, o instituto informava que o aplicativo já havia sido baixado cerca de seis mil vezes.

Dois dias depois, já chegava a 30 mil downloads, um aumento de 500% impulsionado pelo evento realizado realizado pela CMJP.

O diretor executivo do ITS Rio, Fabro Steibel, confirma que o apoio de João Pessoa ao aplicativo ‘Mudamos’ foi determinante para o aumento do download e também do uso do app. “Só ontem foram mais de 30 mil downloads realizados, depois que João Pessoa fez toda aceitação e apoio ao app”, assinalou Steibel.

“Esse número é muito significativo, principalmente vindo de uma cidade que parece ter uma demanda muito grande para aprovar projetos de lei por iniciativa popular”, acrescentou o diretor do ITS Rio, que concluiu: “Muito em breve, vamos ter iniciativas para que as pessoas que baixaram esse aplicativo possam assinar projetos de lei para a cidade”.

09.05.17_Apresentação_aplicativo_Mudamos+_foto_julianasantos 622
Presidente da CMJP, Marcos Vinícius e Márlon Reis apresentam o aplicativo ‘Mudamos’

Encabeçado pelo criador da Lei da Ficha Limpa, o jurista Márlon Reis, e pelo especialista em inovação e tecnologia, Ronaldo Lemos, o ‘Mudamos’ é uma iniciativa inédita no mundo. Lançado há pouco mais de um mês, é o primeiro aplicativo do gênero ao permitir a coleta de assinaturas para leis de iniciativa popular através de um celular smartphone. A CMJP foi a primeira casa legislativa do país a abraçar o app.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Marcos Vinícius (PSDB), se mostrou orgulhoso do Legislativo pessoense, que abraçou, em uma iniciativa pioneira, o aplicativo de iniciativa popular. “Estamos construindo, através da tecnologia, uma ponte direta com a população” E completou: “Estar mais próximo das pessoas é o papel de um Legislativo que deseja exercer a democracia de maneira plena”, comentou.

REPERCUSSÃO

A adoção do app por parte da Câmara de João Pessoa repercutiu bastante na imprensa local e chegou a veículos nacionais. A CBN Brasil, durante o Jornal da CBN – 2ª Edição da quarta-feira (10), noticiou o fato, concluindo com a sentença do âncora Roberto Nonato: “Esta, portanto, foi a boa notícia de hoje”.

O G1 destacou que a Câmara Municipal de João Pessoa é a primeira casa legislativa do Brasil a utilizar a plataforma democrática.

O blog Poder em Jogo, do portal O Globo, também destacou a iniciativa, afirmando que “João Pessoa (PB) pode sair na frente no uso da tecnologia para aumentar a participação da sociedade na política”.

CMJP

Notícias relacionadas...

Mais notícias

Nossos Anunciantes