PANDEMIA ECONÔMICA PÓS-CORONAVÍRUS

13/01/2022
tavinhopandemia

Precisamos ter claro que após a pandemia do coronavírus, teremos a pandemia econômico-financeira. Infelizmente, já enfrentávamos uma crise econômica que se agrava agora com a paralisação de diversos setores.
O ano começou com um percentual altíssimo de famílias endividadas. A tendência é aumentar esse índice após a pandemia do coronavírus e o atual surto gripal. Com o aumento da vacinação na popularidade a esperança de que o setor produtivo possa superar essa situação adversa. Segundo os economistas, o cenário econômico que teremos é negativo e com isso muitas empresas não conseguirão se manter, desemprego alto, inflação aumentando e os monopólios características do capitalismo, se fortalecerão.
As bolsas de valores caíram e com isso, muita gente suas economias, principalmente aqueles que não diversificam suas aplicações.
Todos esses fatores podem contribuir também para um cenário negativo na saúde mental. Constata-se o aumento expressivo das doenças como estresse pós traumático, depressão, ansiedade e suicídio.
Portanto, precisa-se desde já ter um olhar atento para saúde mental das pessoas que estão isoladas há vários dias e que podem começar apresentar alguns sintomas de ansiedade, estresse, depressão. Há várias formas de se comunicar virtualmente com amigos e patinetes. É preciso continuar praticando uma atividade física que dê prazer. Se está trabalhando em casa, é bom separar um tempo para o lazer e ler um livro ou assistir um filme.
É importante conscientizar a população da realidade econômico-financeira que teremos pós-coronavírus. Para muita gente, a “ficha” ainda não caiu, estão paralisados pelo vírus do pânico e não conseguem pensar além do risco de contaminação.
Tavinho Santos

Notícias relacionadas...

Mais notícias

Nossos Anunciantes