Educação no Trânsito: parlamentar propõe capacitação para alunos do ensino fundamental

22/09/2021
capacitacaotransito

Na Semana Nacional do Trânsito, o vereador Coronel Sobreira (MDB) destacou uma Indicação, de sua autoria, que sugere ao Executivo Municipal que crie o Programa de Capacitação de Trânsito e Ciclismo em João Pessoa. O parlamentar explicou o teor da matéria durante pronunciamento na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta terça-feira (21).

“Esse Programa de Capacitação em Trânsito e Ciclismo nada mais é do que um simbolismo, de que é possível se educar mesmo através de ações simples. O aluno que completar 14 anos, mais ou menos no nono ano do ensino fundamental, será convidado a fazer um curso de 12 horas, ministrado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, com duas horas de aulas sobre primeiros socorros, quatro de direção defensiva, quatro de legislação de trânsito e duas de meio ambiente”, explicou o autor da proposta.

Coronel Sobreira afirmou que a ideia é já provocar insigths na cabeça dos alunos sobre um comportamento consciente no trânsito. “Esses jovens são os futuros condutores. A ideia desse programa é ir preparando os alunos para a formação de um futuro condutor mais consciente, mais responsável”, argumentou.

O vereador explicou ainda que, ao concluir esse curso teórico na Semob, os alunos devem passar por uma prova conduzindo uma bicicleta na pista do Detran-PB. “Após essa prova, o município forneceria uma carteira, uma autorização para pedalar para esses jovens. Além de possibilitar que esses alunos aprendam sobre as regras de trânsito, essa ação pode motivar a formação de condutores mais conscientes. O programa é voltado para a educação no trânsito”, concluiu Coronel Sobreira.

Assessoria

Notícias relacionadas...

Mais notícias

Nossos Anunciantes