Vereador chama a atenção para importância de ações preventivas de segurança pública

24/08/2021
sobreirachamaatencao

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (24), o vereador Coronel Sobreira (MDB) aproveitou seu pronunciamento para falar sobre a importância das ações preventivas de segurança pública. Para ele, entre os três tipos de prevenção, a primária merece destaque, pois é ela “que vai combater os fatores que incidem na base, na gênese do crime”.

O Coronel afirmou ser necessária a compreensão de que segurança pública não se resume ao trabalho das polícias, mas que existe uma série de ações que ajudariam a prevenir delitos. Como exemplos, ele mencionou direito à habitação, emprego, saneamento básico, escolas de qualidade e esportes, que se encaixam na prevenção primária. Explicou, também, que na secundária, o que acontece é, na ocorrência de um delito, a polícia dar uma rápida resposta. E a terceira é o sistema prisional, a reclusão. “Mas, veja, primária, depois secundária e, então, terciária”, completou.

O parlamentar enfatizou que o Artigo 144 da Constituição Federal diz: “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”, e, portanto, “todos nós, aqui, cidade de João Pessoa, vereadores, representantes dessa cidade, precisamos, sim, trabalhar em prol, dar sugestões ou indicações ao gestor municipal para que essa prevenção primária seja sempre fortalecida e não venhamos a ter necessidade de outros tipos de prevenção”.

O vereador Odon Bezerra afirmou que para quem tem o mínimo de sensibilidade, causas como os homicídios que vimos nos últimos dias em João Pessoa e Campina Grande, geram repugnância e acrescentou: “Você falava de 3 esferas, mas eu falo em uma, a educação”. Bezerra encerrou lembrando de uma frase que disse na Sessão Solene em homenagem aos 50 anos do Unipê, no último dia 16: “Educação é revolução sem armas”.

Coronel Sobreira

Notícias relacionadas...

Mais notícias

Nossos Anunciantes