Transporte coletivo é debatido na Câmara da Capital

30/05/2021
transportecoletivo

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta quinta-feira (20), o vereador Coronel Sobreira (MDB) cobrou melhorias no transporte público da cidade. O vereador abordou a precariedade das paradas de ônibus e a dificuldade de trabalho dos motoristas devido à função dupla que exercem durante as jornadas diárias.

“Hoje vou me ater a alguns problemas dos transportes públicos de nossa Capital, tais como a precariedade das paradas de ônibus, que não protegem os usuários e a função dupla dos motoristas que está causando muitas dificuldades na execução das funções desses profissionais”, destacou o vereador.

De acordo com o Coronel Sobreira, a Avenida Epitácio Pessoa conta com paradas novas e de primeira linha, diferente de diversas regiões onde sequer existe qualquer abrigo. Ainda segundo ele, mesmo na Epitácio Pessoa, algumas paradas já estão se deteriorando. Ele então, solicitou atenção ao poder público para estudar o melhor material para construir as paradas de ônibus da cidade, para evitar gasto desnecessário. “Encontramos paradas de ferro na orla marítima. Essas paradas não vão aguentar a maresia e vão se deteriorar rapidamente”, alertou.

O Coronel Sobreira sugeriu a formação de uma parceria-público-privada para garantir o conforto e proteção aos usuários dos serviços de transporte coletivo da cidade. “Esses usuários devem ser bem tratados para que sintam que podem usufruir tranquilamente desse serviço. Assim poderemos melhorar a mobilidade urbana de nossa Capital”, arguiu.

Outra variante do tema abordado pelo vereador foi a dupla função dos condutores dos veículos dos coletivos da cidade. Para ele, esse tipo de acumulação está prejudicando a fluidez e transtornando o cotidiano dos motoristas e dos usuários. “O motorista fica cerca de um minuto parado para poder passar o troco da passagem. Além disso, ele tem que ficar atento à quantidade de passageiros que entram no ônibus porque não pode passar de 12 usuários, limite estipulado nesse período de pandemia. São muitas demandas que dificultam o trabalho dos motoristas e também contribuem de forma negativa com a utilização do transporte coletivo em nossa cidade”, afirmou.

Loas

Ainda em seu pronunciamento, o vereador fez questão de elogiar o trabalho do gestor da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), George Morais. “Preciso ressaltar o trabalho de George Morais à frente da Semob porque está sempre em ações para melhoria do trânsito de nossa cidade. Ontem, ele participou da modificação do tráfego de duas ladeiras de acesso entre o bairro Altiplano e a Praia de Cabo Branco que prestigiam o movimento de pedestres e ciclistas”, justificou.

CMJP

Notícias relacionadas...

Mais notícias

Nossos Anunciantes