5 coisas que você pode fazer hoje pelo meio ambiente

23/10/2020
meioambiente

Não é novidade que o modo como nos relacionamos com a natureza não é saudável e precisa mudar. As consequências das mudanças climáticas se fazem cada vez mais presentes, como vemos com as queimadas incontroláveis no Pantanal, alagamentos e temperaturas extremas. Diante desses fatos, a pergunta que fica é: o que podemos fazer hoje pelo meio ambiente?
O problema pede mudanças sistêmicas e muitas delas, de fato, dependem dos governos e grandes investidores. No entanto, a solução também passa pelos hábitos que todos nós adotamos no nosso cotidiano. Pode parecer pouco, mas toda mudança faz diferença na sua comunidade e também para o planeta.
A seguir, 5 dicas simples que você pode começar a adotar a partir de hoje. Você também pode compartilhar essa lista com o seu irmão, o seu amigo e o seu vizinho, incentivando mais pessoas a entrarem nesse movimento também.

 

1 – Separe o lixo para a coleta seletiva

Ao reaproveitar os materiais, diminuímos o lixo e também a quantidade de recursos que retiramos da natureza. Mesmo que não tenha coleta seletiva na sua rua, você pode buscar uma destinação separando as latinhas, plástico e papelão para os catadores. Vale também cobrar das autoridades locais para que esse sistema seja implantado.

 

2 – Caminhe, pedale e use transporte público

O setor de transporte é um dos maiores responsáveis pela poluição nas cidades e isso tem tudo a ver com cada um utilizando um carro. Sempre que possível, prefira caminhar ou pedalar, que também é mais saudável. Usar o transporte coletivo e dar caronas também é outro jeito de minimizar o impacto que você causa no planeta. A conta é simples: menos veículos, menos emissões de gases nocivos.

 

3 – Se informe sobre as marcas que você consome

É o consumidor quem dita as mudanças de comportamento nas empresas. Você pode contribuir para isso escolhendo, sempre que possível, marcas que têm uma política mais sustentável. E não confie apenas no que elas dizem: pesquise na imprensa e em organizações que monitoram as empresas.

 

4 – Ajude uma organização que trabalha com meio ambiente

As organizações do terceiro setor fazem um trabalho fundamental para combater as mudanças climáticas e elas precisam de todo tipo de ajuda. Procure uma na sua vizinhança ou cidade e veja como você pode contribuir: pode ser doando seu tempo e dinheiro ou até mesmo divulgando ações.

 

5 – Vote em candidatos que tenham planos ambientais

As eleições municipais estão chegando e esse é o momento de escolher representantes que estejam atentos e que tenham propostas para mitigar os danos que causamos ao meio ambiente. Procure candidatos a prefeito e vereador que tenham planos claros sobre o assunto. Pessoas que ocupam cargos públicos estão lá para concretizar os anseios da população. Portanto, se você deseja, peça. A hora é agora e o planeta agradece.

Clima Tempo

Notícias relacionadas...

Mais notícias

Nossos Anunciantes